terça-feira, 8 de maio de 2012

Bertioga/2012


olá,

          As férias chegaram novamente. O calor estava intenso e conseguimos realizar um grande desejo nosso. Nos hospedar no famoso SESC Bertioga. Não foi fácil não, estávamos tentando há uns 3 anos e nunca dava certo. Eu já havia, inclusive, desistido porque tinhamos ficado na lista de espera com o número 518! Achei difícil que tanta gente desistisse e minha esposa já havia visto um apartamento em Ubatuba para alugarmos. Como este apartamento era de um conhecido de uma prima dela, não precisaríamos dar nenhum sinal e foi o que nos salvou. O SESC enviou uma mensagem para o celular da minha esposa dizendo que tinhamos 3 dias para efetuar o sinal e garantir a reserva. Pronto, iríamos para o SESC Bertioga!
          Pelo segundo ano consecutivo eu iria levar meus pais para a praia. Foi preciso ele ir com o meu carro (Classic) além do Fiesta da minha mulher. Meu pai saiu da casa dele e chegou na minha por volta das 5h30 e saímos de lá às 06h00. Pegamos sentido Cravinhos e chegamos à via Anhanguera quase no primeiro pedágio. Como viajo muito, principalmente a trabalho, os dois carros tem SEM PARAR o que ajuda muito. Seguimos até o restaurante Topázio onde fizemos o primeiro pipi-stop, rsrsrs! Ficamos por volta de 15 minutos e retornamos à Anhanguera até Campinas onde mudamos para a rodovia D. Pedro, seguindo até a segunda parada, em Nazaré Paulista para mais um pipi-stop. Sainda da D. Pedro, depois pela Ayrton Senna até Mogi das Cruzes e descemos a rodovia Mogi-Bertioga. Esta estrada é muito boa, com terceira faixa para a subida. E melhor, ela termina praticamente no SESC! Mas eu me perdi porque a Aninha (a voz feminina do GPS) me mandou entrar em um matagal e deu um trabalhinho achá-lo, nada grave. Uns 15 minutinhos só!
          Assim que chegamos no SESC, pegamos nossas tiras de hóspedes (é chato porque você fica o tempo inteiro com elas, no meu caso, 6 dias!) e fomos levar as malas até o chalé. Nenhuma surpresa, padrão SESC sudeste. Simples mas bem feito.


          Nos primeiros 3 dias choveu na parte da tarde. Pra ser sincero, no primeiro dia chuviscou a tarde toda. Só meus filhos pra encararem a água gelada de Bertioga. O SESC é "pé na areia" e é imenso! Tem cinema, palco pra shows, piscina, brinquedo aquático, casa na árvore, mirante, redário (lugar com redes pra descansar), quadras (futebol, volei, basquete e tênis), campos, 2 lagos para pesca, tirolesa, circuito de arvorismo, parede de escalada, campo de minigolfe, brinquedoteca, cafeteria, lanchonete e um restaurante enorme. Lá é tão grande que quando chove tem um ônibus que circula e nos pega na porta do chalé pra levar ao restaurante.

















          A piscina não é convencional. Ela é cheia de "pétalas" e é bem grande mas, não dá pra nadar, só pra brincar, principalmente quando lota de gente para as aulas de hidroginástica. A visão do mirante é magnífica. Dá pra ver o SESC todo, o formato da piscina e a praia, logo ali.









          Se você acha que acabou, que nada. Na praia não precisa levar cadeira, guarda-sol, bola, baldinho, etc. Nada!  Se você está hospedado no SESC, basta mostrar sua carteirinha de hóspede e pegar o que quiser. Tem até jornal e revistas pra ler! Ah, o apressado do meu pai voltou antes pra Ribeirão Preto, no domingo, dia que saiu um sol de rachar mamona, como dá pra ver aí abaixo e que durou até o final de nossa estadia.






          O restaurante é um caso a parte. A diária lá é com pensão completa (Café da manhã, almoço e jantar) e a comida é boa e farta. Eu perguntei e me disseram que cada restaurante (é que ele é dividido em duas partes, uma laranja outra verde) tem capacidade para aproximadamente 220 pessoas. Ainda tem a lanchonete que tinha a lula a dorê (na verdade, lula a milanesa) que meu filho fica doente se não comer na praia e deu pra assistir a dois show (de graça, claro). Um de MPB e o outro de pop rock com direito a uma participação especial de sapateado do rapaz da percussão.







          Finalmente, a cidade de Bertioga em si não tem muitos atrativos. Numa destas tardes que o tempo estava ruím fomos até o centro passear e entramos num museu que tem no forte.










Cidades que Atravessamos ou Contornamos
Município População Localização
Nome Estado Número Ano Altitude Latitude Longitude
Cravinhos SP 31.688 2010 788 21º20'24''S 47º43'44''O
Sumaré SP     236.358 2010 583 22º49'19''S 47º16'01''O
Campinas SP  1.088.611 2011 685 22º54'21''S 47º03'39''O
Mogi das Cruzes SP     387.779 2010 742 23º31'22''S 46º11'16''O
Bertioga SP       47.552 2010 8 23º51'14''S 46º08'20''O

          Bom, essa foi nossa viagem de verão. 6 dias na praia fazendo nada, comendo bem e sem preocupação. Podia durar mais, não é mesmo?

                  Até a próxima!

Campos do Jordão/SP (Abril/2012)